olá, amigo!
Continua teu o 31, ou o último, que também é teu!
Lisboa,
|
"É realmente uma sólida prova de que o homem sabe muitas das coisas antes de nascer, o facto de que, quando criança, absorve tão rápida e facilmente inúmeros conceitos, o que mostra que não está a aprendê-los pela primeira vez, mas a recordá-los e a evocá-los." |
Teatro Pax Julia de Beja reabre 15 anos depois |
Sérgio Godinho, Vitorino, Filipa Pais, Janita Salomé e Rão Kyao apresentam hoje à noite "Músicas de Sol e Lua" na reabertura do emblemático Teatro Municipal Pax Julia, em Beja, fechado há quase 15 anos.
Os cantores vão interpretar temas clássicos das suas carreiras e outros que são marcos da música portuguesa, num espectáculo apresentado pela primeira vez a 11 de Julho de 1999, em Bona, no Festival da Lusofonia.
Esta é a primeira oferta de um mês recheado de eventos nas áreas da música, do teatro e da dança que marca a reabertura de uma das maiores salas de espectáculos do Sul do país, depois de longas obras de remodelação.
José Filipe Murteira, director artístico do Pax Julia, explicou à agência Lusa que "o teatro reabre com um programa experimental intenso, durante um mês, retomando a programação regular em Setembro".
"Carmen", o clássico de George Bizet pela companhia Ballet Flamenco de Madrid, um ciclo de experimentação de artes cénicas e a projecção de "Mar Adentro", filme do espanhol Alejandro Amenábar, galardoado este ano com o Óscar de melhor filme estrangeiro, são outras ofertas do programa.
Para o público conhecer a programação do Pax Julia, o teatro criou um serviço SMS que informa, semanalmente, os interessados sobre os espectáculos agendados.
Equipado com um auditório com capacidade para 650 lugares, e uma sala estúdio para 143 espectadores, o remodelado teatro irá funcionar por temporadas, de Setembro a Julho, com uma "oferta diversificada que pretende explorar as várias artes do espectáculo", adiantou José Filipe Murteira.
Fechado desde 1990, o Pax Julia foi adquirido cinco anos depois pela Câmara Municipal de Beja à Lusomundo por 560 mil euros, num investimento comparticipado por fundos da União Europeia, através do Programa Operacional Regional do Alentejo (PORA).
As obras de remodelação do teatro começaram em 2001, com a primeira fase a ser financiada através de um contrato programa, de um milhão de euros, entre a Câmara Municipal e o Ministério da Cultura, no âmbito de um programa nacional de remodelação de 21 teatros e cine-teatros.
A segunda fase de recuperação do edifício foi financiada pelo Programa Operacional Regional do Alentejo, no valor de 1,3 milhões de euros, e a aquisição de equipamento técnico foi feita através do Programa Operacional da Cultura por 1,9 milhões de euros.
("portugal diário" - 17 Junho 2005)
Vasco Gonçalves tinha 83 anos e foi primeiro ministro de Portugal nos anos conturbados de 1974 e 75. Apoiado por uns, atacado por outros, Vasco Gonçalves foi acusado de defender ideais próximos do Partido Comunista, enquanto chefe do governo, e, perante o rumo que estava a impôr ao Portugal saído do 25 de Abril, o Conselho da Revolução demitiu-o em Dezembro de 75. |
Álvaro Cunhal nascera em Coimbra no ano de 1913. Tinha, portanto, 91 anos, e era membro do Partido Comunista Português desde 1931. Ministro de 4 governos provisórios, saídos da revolução de Abril, Álvaro Cunhal encontrava-se doente há alguns anos, deixara o cargo de secretário geral do partido e de participar na vida política portuguesa. |
José Fontinhas(Eugénio de Andrade) era da Beira Baixa, nascido em 19 de Janeiro de 1923 numa pequena aldeia chamada Póvoa de Atalaia. Em 1939 publicou o seu primeiro poema, "Narciso" e, pouco tempo depois, passou a assinar com o nome que o vai tornar um dos maiores vultos da poesia portuguesa e o poeta português mais divulgado no mundo (a par de Fernando Pessoa). |
Mais uma cadeia, desta vez muito curta e... com música
Tamanho total dos arquivos de música no computador: |
Último disco que comprei: |
Canção que estou a escutar agora: |
5 canções que costumo ouvir frequentemente ou que têm algum significado para mim: You Win Again - Bee Gees |
"Una ragazza" fez-me o convite e aceitei. |
Não aceites aquilo que ouviste de relatos passados,
não aceites a tradição,
não aceites um ensinamento porque foi encontrado nos livros,
nem porque está de acordo com a tua opinião,
nem porque é um provérbio do teu professor.
Sê a tua própria lâmpada.
Buddha (5637-4837 B.C) - Filósofo indiano e fundador do Budismo
Depois da 2ª.Guerra Mundial, muitos países entraram em profunda crise económica e social. Quatro anos depois do nascimento da UNICEF, a Federação Democrática Internacional das Mulheres porpôs às Nações Unidas, em 1950, que se criasse um dia dedicado às crianças de todo o mundo.
A 1 de Junho desse ano de 1950 foi comemorado pela primeira vez o "Dia Mundial da Criança".
Com a criação deste dia, os estados-membros das Nações Unidas, reconheceram às crianças, independentemente da raça, cor, sexo, religião e origem nacional ou social, o direito a:
- afecto, amor e compreensão;
- alimentação adequada;
- cuidados médicos;
- educação gratuita;
- protecção contra todas as formas de exploração;
- crescimento num clima de Paz e Fraternidade universais.
Contudo, só nove anos depois, em 1959, é que estes direitos das crianças passaram para o papel.
A 20 de Novembro desse ano, várias dezenas de países que fazem parte da ONU aprovaram a "Declaração dos Direitos da Criança", uma lista de 10 princípios que, se forem cumpridos em todo o lado, podem fazer com que todas crianças do mundo tenham uma vida digna e feliz.
Quando a "Declaração" fez 30 anos, em 1989, a ONU também aprovou a "Convenção sobre os Direitos da Criança", um documento muito completo com um conjunto de leis para protecção dos mais pequenos (54 artigos!), que se tornou lei internacional no ano de 1990.
(Texto e foto recolhidos na Net)