Lisboa,

terça-feira, outubro 30, 2007

quando nos sentimos em baixo

Quando nos sentimos em baixo, o nosso impulso é culpar a vida, culpar o mundo inteiro, compararmo-nos com os outros a quem tudo corre bem, uma série de coisas assim!...
É próprio do ser humano, é próprio do nosso ego, quando não possui o que quer ou quando quer vangloriar-se e não sabe como nem onde…

Aquilo que se passa é um estado de ser. Acalmando os meus anseios, a minha desolação, este sentido de pequenez que, a espaços, me ilude, posso dar o passo para uma mudança.
Nem tudo são rosas por esse mundo fora. Todos fazemos parte deste mundo. Nem tudo corre lindamente com milhões de outros à nossa volta. E nós fazemos parte do todo.

Se abrir um pouco a minha janela e olhar para dentro, descubro que estou lá! Está lá o bastante para rejubilar e construir alegria e bem-estar na minha vida.
Só que a janela nem sempre está aberta ou eu nem sempre me lembro de espreitar...


O tempo corre depressa. Ou nós corremos depressa sobre um tempo que é só um. As sociedades actuais comprimem os acontecimentos e adensam as situações em fenómenos que contaminam os seus intervenientes. As notícias dos meios de comunicação deixam marcas nos nossos subconscientes. E a maioria dessas notícias são sensacionalistas, negativas e desgastantes. Acabam por participar na criação da realidade de cada um.
Alguém me dizia que não via telejornais nem lia as notícias. O seu alheamento dos acontecimentos mundanos não fazia parte da sua realidade. O "seu" mundo não contemplava os acontecimentos do Iraque e da Palestina e da Califórnia e da Turquia...

Abro de novo a minha janela e olho para dentro. Eu continuo lá!
Espreitando com atenção, vejo distintamente camadas de nuvens rejubilantes, umas sobre as outras, onde apetece espreguiçar de felicidade. Estão lá. Acenam-me com mil cores. Com um doce macio de cúmplices sorrisos. Vários sorrisos. Milhões de sorrisos, vindos da alegria-mãe.


sexta-feira, outubro 26, 2007

alma da vida


Sou a alma da tua alma
Sou a vida da tua vida
Sou toda a força que tens
Sou Deus e a Força sentida

Estou pr'além do teu tempo
muito além do teu espaço
estou sempre em torno de ti
num imenso e eterno abraço

Nunca Me viste na frente
sempre Me viste em ti
duvida sempre da mente
quando Me não vires aí

É tudo um palco e ilusão
criados em Mim pra ti
louva a loucura senão
não vês O que construí

Sendo O que vês a vibrar
sendo tudo O que não vês
experimenta amor a cantar
canta a Vida de uma vez



(Amaral Nascimento)


quinta-feira, outubro 25, 2007

a frequência do amor


Toda a sua alegria está na frequência do amor - a frequência mais elevada e poderosa que existe.
Não pode segurar o amor na mão.
Pode apenas SENTI-LO no seu coração.
É um estado de espírito.
Pode ver sinais do amor expresso através das pessoas, mas o amor é um sentimento, e você é o único que pode irradiar e emitir esse sentimento de amor.
A sua capacidade para gerar sentimentos de amor é ilimitada, e quando ama está numa harmonia total e plena com o Universo.
Ame tudo o que puder.
Ame todos os que puder.
Foque-se apenas em coisas que ama, sinta amor, e terá a experiência desse amor e alegria a serem devolvidos - multiplicados!
A lei da atracção é forçada a devolver-lhe mais coisas para amar.
Ao irradiar amor, parecerá que o Universo inteiro está a fazer tudo para si, a movimentar todos os motivos de alegria para si e a deslocar todas as pessoas boas para si.
E, na verdade, está mesmo.

(Rhonda Byrne in O segredo)

quarta-feira, outubro 24, 2007

a verdadeira força

"Podemos sentir-nos atraídos para um encontro com uma determinada pessoa. Mas se os nossos pensamentos durante esse encontro forem arrogantes ou críticos, se o nosso comportamento for manipulador ou imaturo, mesmo que estejamos onde "devíamos", desperdiçamos a oportunidade quando nos deparamos com ela! A nossa energia individual tanto pode atrair como repelir coisas boas.

Se eu entrar num sítio e abençoar em silêncio todas as pessoas que lá estão, nenhuma delas vai saber exactamente por que razão se sente mais tranquila, mas, na realidade, é assim que se vai sentir. Quando os nossos pensamentos estão em sintonia com os pensamentos de Deus, entramos num mundo de possibilidades muito maior do que aquele que o pensamento baseado no ego nos poderia proporcionar. Não é suficiente rezar: "Meu Deus, devo ir a este encontro?" Também seria útil lembrarmo-nos de rezar antes de ir a esse encontro: "Meu Deus, agora que estou aqui, ponho este encontro nas Tuas mãos. Que eu possa ser um instrumento da Tua Paz. Ámen."

Ignoramos muitas vezes o extraordinário poder da oração e por uma razão igualmente extraordinária: NÃO ACREDITAMOS QUE POSSA SER ASSIM TÃO FÁCIL". Mas é difícil para o botão da rosa florir? É difícil para as estrelas brilhar? Uma parte do génio de Deus faz com que tudo isto pareça muito simples. Mas nós continuamos à procura das asas de pardal, embora já nos tenham sido dadas asas de águia. Continuamos agarrados à nossa fraqueza, embora a nossa verdadeira força seja imensa."

(Marianne Williamson in O Dom da Mudança)

segunda-feira, outubro 22, 2007

a seguir a um beijo



A seguir a um beijo,
correm manadas de cavalos selvagens
à nossa beira,
abrem-se os céus
com o ribombar dos trovões.

A seguir a um beijo,
surge o instante
em que a matéria não existe,
nem os nossos sentidos,
nem sequer o pensamento!


(Amaral Nascimento)

sábado, outubro 20, 2007

vou aproveitar esta dádiva


Não há momentos que se perdem.
Se a realidade agora manifesta foi, verdadeiramente, criada, não houve um único momento perdido. Pelo contrário: um rol de sensações e emoções preparam-se para fazer a sua entrada em cena.
Como actor, estou numa altura culminante da minha carreira. Outro protagonista acabou de entrar para um outro sketch ainda mais apetecido e gostoso.
Vou ter de improvisar maravilhosamente.
Vou ter de apelar à minha classe.
Vou ter de buscar garra e criatividade.
Vou ter de conhecer-me ainda melhor.
Vou vislumbrar mais claramente um pouco mais daquilo que sou.
Que bom! Que felicidade!
Vou aproveitar esta dádiva!
Vou gozar em plenitude os próximos momentos!
Vou entregar-me por completo!
No meu improviso está a minha verdade!
Toda a plateia vai ver do que sou capaz!...
Vou vibrar e explodir, para, no dia seguinte, deliciar-me serenamente com o sucesso alcançado… Sem uma beliscadura, calma e feliz, num repouso merecido, cada vez mais fantástico na minha evolução.
E, logo, logo, outra cena está a postos para ser representada...
Que maravilhosa é a vida, que me dá estas oportunidades para decidir o que quero ser!...

sexta-feira, outubro 19, 2007

o casamento

“É muito mais difícil libertar do que controlar alguém. Quando controlamos alguém, obtemos o que NÓS queremos. Quando libertamos alguém, essa pessoa obtém o que ELA quer.”


(Neale Walsch in CWG-3)




Naturalmente, o casamento não pode constituir uma prisão e um controlo “eterno” para as duas pessoas intervenientes. Um casamento deve celebrar a união de dois seres, que se devem respeitar e amar, enquanto as suas verdades representarem a harmonia comum.
O amor mantém um casamento sólido, permitindo que ambos os cônjuges cresçam em conjunto, na unidade daquilo que é o desejo mútuo.
Quando o amor proporciona um relacionamento onde a cumplicidade é criadora dos grandes momentos, o casamento apenas constitui o testemunho de que ambos são uno na fidelidade aos seus sentimentos.
Nunca o amor deve controlar e manter aprisionado um coração que conheceu outra forma de crescer, noutro instante diferente.
Nem o casamento deve ser grilhão para manter duas pessoas numa união ilusória.
Porque o Amor é liberdade, para além de tudo o mais, Ele deve permitir, também no casamento, a realização individual, manifestada da forma mais sublime que a sua consciência escolher para si.



Por um pouco de tudo isto, o meu recente casamento desfez-se! Nunca suportei a hipocrisia e preferi, sempre, a solução da liberdade. Quando não há amor, o mais sensato é a separação. Quando não há consenso, o mais sadio é o desfazer da relação. Quando não há confiança o mais importante é cada um afastar-se definitivamente.
Ninguém é de ninguém! Cada um faz a sua escolha livremente, optando por aquilo que melhor serve o seu futuro de vida! O passado ficou para trás. Fica preso no tempo, até ao dia em que outro momento especial de vida possa acontecer, ainda que noutro espaço, noutro tempo...


(imagens retiradas da Net)

quarta-feira, outubro 17, 2007

acenaste



Acenaste ali da porta
e...
olhei de novo correndo
como corre uma gazela
uma ternura temendo
que o carinho não dê por ela

Outra vez aquele aceno
e...
senti lá muito distante
uns olhos de mil estrelas
um arco-iris brilhante
nuvens pintadas em telas

Mais não vi nem pude ver
vi somente a luz da lua
da janela tentei ler
que a lua só fosse tua
e eu nela pudesse ser


(Amaral Nascimento)
(Ontem, pediram-me um poema e saíu... assim!)

terça-feira, outubro 16, 2007

gratidão é a atitude

De uma das últimas newsletters das CWG, retirei esta carta do autor das "Conversas com Deus", que pode constituir uma reflexão para muita gente.


Meus caros amigos…

Cada manhã, quando acordo, tento lembrar-me de dizer uma pequena oração. É a mesma oração que venho dizendo a mim mesmo desde há muitos anos.

Obrigado, Deus, por mais um outro dia, e uma outra oportunidade de ser o meu Eu Mais Elevado. Obrigado por esta vida e pela maravilha deste momento. Obrigado por tudo o que me aconteceu, está acontecendo agora, e sempre acontecerá. Por tudo o que produziu a perfeição deste meu respirar e a glória de Quem Eu Estou agora a ser. Amen, e amen.

É bom para mim começar cada dia com gratidão. E então, assim que entro no duche, entro a cantar.

Oh, que manhã bonita!
Oh, que dia bonito!
Que sentimento maravilhoso
tudo está bem no meu caminho…
Oh, que dia bonito!

Então, quando me olho ao espelho e começo a fazer a barba e a pentear-me, eu sorrio. Sim, faço um grande sorriso para mim mesmo! Faça saber que é fisicamente incapaz de prender qualquer energia negativa de qualquer tipo se você sorrir! Sorrir desintegra essa energia negativa. Sabe que você não pode expressar a raiva quando está a expressar a gratidão verdadeira? As duas são mutuamente exclusivas.

Use esta fórmula pequena e simples e começará cada dia com uma alegria que mudará as horas que se seguem. Compreender isto é muito importante. O que você experiencia na sua vida é um resultado directo da energia que você chama para dentro de si.

Há outra coisa que eu tento fazer em cada manhã e que afectou profundamente a minha qualidade de vida. Eu tento ler ou escrever algo sagrado e espiritual. Algo significativo e importante. Algo macio e morno e maravilhoso. Algo sobre Deus e a Vida e o Amor, e como experimentar isso a um nível muito elevado. Depois, termino a minha leitura ou a escrita e dedico um momento a perdoar serenamente. Eu perdoo tudo a toda a gente. E incluo-me a mim mesmo neste círculo de perdão.


(Neale Donald Walsch)

segunda-feira, outubro 15, 2007

a epidemia


Há séculos que se propaga uma epidemia que é pior do que qualquer praga jamais testemunhada pela humanidade.

É a epidemia do "não quero".

As pessoas mantém a epidemia viva quando pensam, falam, agem e se focam predominantemente naquilo que "não querem".

Mas a nossa é a geração que vai mudar a história, porque estamos a receber o conhecimento que nos pode libertar desta epidemia!

O processo começa por si, que se pode tornar um pioneiro deste novo movimento do pensamento, simplesmente pensando e dizendo AQUILO QUE QUER.


(Rhonda Byrne in The Secret)
(Image from: www.lair2000.net)

sexta-feira, outubro 12, 2007

a dois com a Elsa



É um caminhar sem fim
É uma procura eterna

é um estado de mim
a minha luta materna


Vai longe o meu caminhar
vai
o meu fado assim
vai sem nunca encontrar
aquilo que busco pra mim

vejo bem dentro
o destino
e sem nunca terminar
a jornada doce menino
Sem nunca deixar de amar

dando-me e procurando
e cada vez mais perdida
procurando... procurando
julgando estar
escondida

e já
cada vez mais perto
mas nunca chegar... ao fim...
deixei pra trás o deserto
e dei-te um pouco de mim


(Amaral e Elsa)


quinta-feira, outubro 11, 2007

o segredo


"Sabia que, quando se sente em baixo, pode mudar isso num instante?
Ponha uma música maravilhosa, ou comece a cantar - isso vai mudar a sua emoção.
Ou pense nalguma coisa linda. Pense num bebé ou em alguém de quem gosta verdadeiramente, e mantenha a imagem algum tempo.
Mantenha esse pensamento na sua mente por algum tempo.
Bloqueie tudo o resto, excepto esse pensamento.
Garanto-lhe que vai começar a sentir-se bem."


Quem afirma tudo isto é Bob Proctor, o autor do best-seller internacional "You were born rich", filósofo que há mais de quarenta anos se tem dedicado ao estudo do potencial da mente e viajado por todo o mundo, espalhando os seus ensinamentos.
Numa entrevista que concedeu, Bob Proctor afirma:

"A Lei da Atracção é uma lei secundária. A lei primária é a Lei da Vibração. Você, a sua alma, tem a habilidade de activar as células do cérebro. Quando você faz isso, o cérebro é uma estação eletrónica de mudanças. Ele alerta a vibração em que você se encontra.
A vibração em que você se encontra vai causar a você agir da maneira que você age e vai determinar o que você atrai. Então se você estiver numa vibração negativa, você irá atrair pessoas negativas, má situações e circunstâncias desconfortáveis. Se você estiver numa vibração positiva, você irá atrair eventos e pessoas positivas. Tudo o que vem à sua vida vem através da Lei da Atracção. Quanto mais você entender isso, melhor você será."

terça-feira, outubro 09, 2007

meu ponto de luz



Meu espaço pequenino
meu ponto de luz no céu
meu Deus que estás tão perto
aperta-me o peito
... sou eu!

Que sossego que candura
que cores tens no regaço
temi a vida na terra
sinto agora
... um abraço!

Passaram ondas de vida
da vida que experimentaste
fizeste de mim um Teu filho
diz-me depressa
... gostaste?

(Amaral Nascimento)

segunda-feira, outubro 08, 2007

vamos nessa?


Há uma coisa curiosa: sabes que os grandes mestres conseguem, às vezes, passar-se para o outro lado da tela?...
Isto é, se a vida, neste mundo físico, é uma peça que estamos a representar, o maravilhoso está em conseguirmos colocarmo-nos na pele do espectador.

Nem que seja por curtos instantes.

Se imaginares que a tua vida é uma peça, a decorrer neste palco terreno, basta que tenhas consciência que tudo não passa duma ilusão e duma representação.

O desafio parece complicado e simples, ao mesmo tempo: Vamos tentar "ver" essa ilusão, e colocarmo-nos do lado de fora, sentados na plateia.
Viver a ilusão sem que ela se apodere de nós.

Como os actores fazem: representam o texto, e no final voltam à sua realidade, sem que essa representação os afecte!

Vamos nessa???...


(image from: www.performingarts.ufl.edu)

domingo, outubro 07, 2007

uma idade bonita


É, sempre, uma idade bonita, aquela que temos!
É bonita a juventude, alicerce novo do futuro!
É bonito o ponto de encontro entre a adolescência e a maturidade, onde a luz é mais luminosa, onde a verdade espreita sorridente, onde o mundo parece mais pequeno e quase não cabe dentro de nós!
É bonita a chegada dos cinquenta e dos sessenta, onde os cenários se transformam na necessidade de abrandar o ritmo. E sentir para lá do ver, e ser muito mais para além do ter...

Se eu pudesse voltar atrás, poderia seguir caminhos diferentes, mas certamente iria chegar ao mesmo destino.
Nenhuma das coisas que, até hoje, vivi foi em vão! Acredito nisto!
Hoje, sou o que sou, e não existiu nenhum erro. Apenas aprendi e relembrei. Todos os gestos e todas as escolhas ajudaram-me a subir os degraus que tinha na minha frente! E todos foram direitinhos lá acima, àquele patamar definido! Só que a escadaria prolonga-se até lá longe, até onde não é possível descortinar um fim.

Hoje, gostaria de estrear roupa nova no coração, dar-lhe de presente os instantes de alegria que ele merece.
Senti-lo feliz!
Dar graças à Vida!
Ter uma mão para apertar e receber um sorriso! Guardá-lo no baú ou fazer dele talismã.
E ficar preso num terno olhar.
Para sempre!

sexta-feira, outubro 05, 2007

quero florir o teu jardim


Hoje
quero florir o teu jardim
quero enchê-lo
de sorrisos
de águas doces
dum riacho
de cores quentes
reluzentes

Hoje
vou pegar a nuvem escura
e enfeitá-la
de sol
vou trazer
o outro lado da lua
e colocá-la
em pedestal
como tua

E vou trazer lírios e papoilas
colher uma lágrima
dum sonho
e enfeitá-la de paz
em ar risonho

e quando tudo
estiver colorido
vou beijar o teu jardim
com o teu beijo preferido
como se beija uma noiva
como se toca uma flor
como se ama uma vida
no mesmo instante
nascido


(Amaral Nascimento)
(ontem, sozinho, antes de adormecer...)

(image from: http://artmam.com/ )

quinta-feira, outubro 04, 2007

círculo

O círculo é o símbolo do Sol, da Terra e do Universo. É o símbolo da santidade, da perfeição e da paz. É também o símbolo da eternidade da verdade espiritual, do amor e da vida... do que não tem princípio nem fim.

(Neale Walsch in CWG-3)



Quando beijar
o teu beijo
farei dele
um grande anel
cravado de mil brilhantes
desenhado em dois instantes
num bocado de papel


(Amaral Nascimento)

quarta-feira, outubro 03, 2007

beijo de mel


Beijo de mel
canto exaltado
fruto do mar
lago salgado
beijei tua boca
roliça de vida
vi nela o sabor
da chama perdida
suguei os teus lábios
molhados de mim
pintei o teu rosto
do princípio ao fim
vencemos o medo
quebrámos a dor
cantámos à vida
baladas de amor


(Amaral Nascimento)

terça-feira, outubro 02, 2007

ser a mudança


"Ser a mudança…"
Podes não ter a certeza, podes duvidar de muitas coisas, podes olhar à tua volta e descrer de tudo o que vês!... Mas, repara que a vida se expande à medida que o homem evolui. O universo expande-se, como o homem se expande. Nada está separado de nada!

Tudo aquilo que fizeres produz um efeito nalguma coisa ou nalguma pessoa.
As grandes alterações na história da humanidade começaram por uma pessoa ou por um acontecimento.

Na tua casa, no emprego, na escola - se te deparas com qualquer coisa que não esteja de acordo com a tua verdade interior - podes procurar mudá-la, mas primeiro tens de começar por ti mesmo.
Só depois de seres "aquilo que queres ver noutra pessoa" podes decidir mudar essa pessoa. Antes de mudares os outros, muda-te a ti mesmo!

(imagem: altphoto.com)

segunda-feira, outubro 01, 2007

simplesmente