O Dia Internacional da Dança vem sendo celebrado no dia 29 de Abril, promovido pelo Conselho Internacional de Dança (CID), uma organização interna da UNESCO para todos os tipos de dança.
A comemoração foi introduzida em 1982 pelo Comité Internacional da Dança da UNESCO. A data comemora o nascimento de Jean-Georges Noverre (1727-1810), o criador do balet moderno.
Entre os objectivos do Dia da Dança estão o aumento da atenção pela importância da dança entre o público geral, assim como incentivar governos de todo o mundo para fornecerem um local próprio para a dança em todos os sistemas de educação, do ensino infantil ao superior.
Enquanto a dança tem sido uma parte integral da cultura humana através da sua história, não é prioridade oficial no mundo. Em particular, o prof. Alkis Raftis, presidente do Conselho Internacional de Dança, disse no seu discurso em 2003 que "em mais da metade dos 200 países no mundo, a dança não aparece em textos legais (para melhor ou para pior!). Não há fundos no orçamento do Estado alocados para o apoio a este tipo de arte. Não há educação da dança, seja privada ou pública".
(Wikipédia)
Já reparou o que você faz quando ganha um presente que tanto queria, ou a sua equipa faz um golo, ou recebe uma notícia que deixa você muito feliz? Pula de alegria, não é? Você faz isso porque está obedecendo a um ritmo interno, e o seu corpo se movimenta para expressar esse sentimento.
Assim surgiu a dança: pela necessidade de o homem pôr para fora as suas emoções. Antes de procurar se comunicar com palavras, as pessoas já se expressavam com movimentos corporais. Por isso, a dança é considerada a mais antiga das artes, e talvez a mais completa também, pois quem dança ao mesmo tempo cria um movimento e o expressa através do próprio corpo.
E não é só isso! A dança sempre teve grande presença e importância na vida do homem, pois o acompanha ao longo da sua história - desde os rituais dos povos primitivos, passando por acontecimentos sociais e religiosos, e influenciando até nas festas dos dias de hoje, como o carnaval, por exemplo.
Vamos aprender muita coisa sobre essa arte que revela todo o tipo de emoção sem necessidade de uma única palavra...
(Texto de: canalkids.com.br/arte/danca/index.htm - Canal Kids)
Revista da Dança
Escola Superior de Dança
Círculo de Dança de Lisboa
Escola de Dança do Conservatório NacionalDANÇA COMIGO (Shall We Dance? ) 2004
Há vários anos, o advogado John Clark (Richard Gere), especialista em testamentos, leva uma vida rotineira do trabalho para casa e de casa para o trabalho. Apesar de amar a mulher, Beverly (Susan Sarandon), e os seus filhos, John sente que algo está faltando na sua vida. Por acaso vê na janela de uma academia, Paulina (Jennifer Lopez), uma bela professora de dança. Esperando aproximar-se dela, John matricula-se na academia. No entanto, Paulina rapidamente elimina qualquer possibilidade de envolvimento com John, mas isto não o faz deixar de ir à academia, pois ele acha cada vez mais relaxante e divertido dançar. Entretanto, John não se sente à vontade para contar a Beverly que, ao ver mudanças no comportamento do marido, contrata um detective, suspeitando que ele esteja envolvido com alguém.