A vida tem os seus pontos baixos, e isso é natural. Não é suposto os seres humanos serem sempre pessoas felizes e sorridentes. Se isto acontecesse, o mundo estaria cheio de trivialidades patéticas e artificiais. Por vezes, esses pontos baixos duram mais tempo do que gostaria. Por vezes, são inconvenientes. Mas, por vezes, há uma razão para eles existirem.
Pode haver alguma coisa que você tem que enfrentar ou compreender. Pode ser insensato ou pouco saudável, para si abandonar esse estado de espírito negativo sem ter lidado com o que precisa de lidar. Os sedativos químicos, ou antidepressivos e as drogas que alteram o humor podem fazer mais mal do que bem se "estabilizarem" as pessoas e as interromperem a meio de um processo de transição cuja saída elas têm que batalhar para encontrar.
As pessoas que sofrem de desespero, depressão, frustração, medo, ansiedade, pânico e confusão podem, em muitos casos, estar simplesmente aprisionadas algures no seu próprio processo de pedido cósmico e precisar apenas de pedir um pouco mais de ajuda ao seu anjo da guarda.
Independentemente da forma como nos relacionamos, da profundidade e intensidade da nossa relação, existirão momentos em que achará a sua vida muito, muito difícil. Nessas alturas, lembre-se, por favor, que a juventude das pessoas depende de se sentirem jovens, que a sua pobreza advém do seu pessimismo... e que a sua sensação de impotência provém do seu orgulho. São ideias feitas, sim, mas são verdadeiras.
Apesar de ser importante não ficar demasiado desesperado com nada - ou com ninguém - também é importante lembrar-se que alguns sonhos dão muito trabalho a concretizar. Se quer que eles se tornem realidade, pode ter que passar antes por uma fase em que os deseja muito e teme nunca chegar a concretizá-los.
(Jonathan Cainer in Encomendas ao cosmos)